Ver tudo

Matérias publicadas em 2017 podem concorrer ao Prêmio Nippon de Jornalismo

A participação dos japoneses na construção e desenvolvimento das Usiminas Siderúrgicas de Minas Gerais – a Usiminas – é parte fundamental dos últimos 60 anos da história de Minas Gerais. Da criação da cidade do Ipatinga e desenvolvimento do Vale do Aço, ao intercâmbio de tecnologia, passando pela transferência de cultura por meio da arte e do esporte e pelas ações administrativas em tempos de crise e bonança, são muitas as narrativas possíveis para contar essa história de encontros. Com o objetivo de contribuir na documentação desse período, a Nippon Steel & Sumitomo Metal (NSSMC), a maior acionista controladora da Usiminas, lança o Prêmio Nippon de Jornalismo.

VALEM AS MATÉRIAS PUBLICADAS ENTRE 01 DE JANEIRO DE 2017 A 19 DE JANEIRO DE 2018.
VEJA AQUI O REGULAMENTO.

Jornalistas de todos os veículos de imprensa de Minas Gerais poderão inscrever matérias e reportagens que ilustrem a história do encontro dos japoneses com os brasileiros, mais especificamente com os mineiros, legitimado por meio do acordo Lanari-Horikoshi e associada à construção da Usiminas. Os trabalhos serão classificados nas categorias: Televisão, Jornal, Revista, Rádio, Sites e Blogs. As inscrições para concorrer ao prêmio ocorrem até o dia 19 de janeiro. O vencedor será anunciado em 06 de fevereiro de 2018.

“O Japão tem mais de 3 mil anos de história documentada. Passar para as próximas gerações o conhecimento é parte da nossa cultura. Queremos que os jovens em Minas Gerais conheçam os esforços necessários para o desenvolvimento da Usiminas e do Vale do Aço, tão valiosos para desenvolvimento econômico do Estado. Para nós, os jornalistas são atores fundamentais para informar e documentar esse pedaço importante da história”, afirma o diretor para as Américas da NSSMC, Kazuhiro Egawa.

Vencedor ganha viagem ao Japão – A Comissão Julgadora do Prêmio Nippon de Jornalismo é formada por profissionais independentes e reconhecidos no mercado jornalístico e editorial. As matérias e reportagens inscritas serão avaliadas pela sua relevância para o setor siderúrgico, inovação do enfoque, a qualidade editorial, a relevância para a sociedade, criatividade, originalidade e temporalidade. O vencedor será agraciado com uma viagem com acompanhante de sete dias ao Japão – incluindo passagens aéreas, hospedagem, auxílio alimentação, traslado, além do seguro de viagem e a oportunidade de conhecer as instalações da Nippon Steel & Sumitomo Metal em Tóquio, como o centro de Pesquisa & Desenvolvimento.

 

Sobre a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC):

Fundada em outubro de 2012 por meio da fusão entre Nippon Steel Corporation e Sumitomo Metal Industries, Ltd., a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) é líder mundial em produção integrada de aço. Produz uma ampla gama de produtos siderúrgicos de valor agregado, em 15 países, assim como nas 13 usinas no Japão. A empresa enfatiza três áreas de negócios como áreas estratégicas chave: produtos de aço de alta qualidade para automóveis; recursos e energia; e engenharia civil, construção e ferrovias. A NSSMC é uma holding com cinco operações: siderurgia, engenharia, produtos químicos, novos materiais e soluções de sistemas. O grupo emprega aproximadamente 92 mil funcionários e registrou no último ano fiscal (encerrado em 31 de março de 2017) um lucro de 174,5 bilhões de ienes (1,6 bilhão de dólares).

Serviço: Prêmio Nippon de Jornalismo
Data de inscrições: 06 de novembro a 19 de janeiro
Data de anúncio do vencedor: 06 de fevereiro
Regulamento e inscrições: http://www.premionippon.com.br