Ver tudo

Prêmio Nippon de Jornalismo divulga resultado no dia 20 de fevereiro

A 1ª edição 2017 do Prêmio Nippon de Jornalismo – Uma História de Encontros terá o seu resultado revelado no dia 20 de fevereiro, terça-feira, às 19h30, em cerimônia para convidados no Museu Inimá de Paula. O vencedor irá ganhar uma viagem de sete dias, com direito a acompanhante, para o Japão, no valor total de R$ 20 mil. Além do grande premiado da noite, serão homenageados com Menção Honrosa os destaques em três categorias: TV e Rádio, Mídia Impressa e Mídia Digital.

A premiação é uma iniciativa da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), uma das maiores acionistas controladoras da Usiminas, com o objetivo de valorizar as matérias e os jornalistas que resgataram as diversas histórias entre mineiros e japoneses, nos últimos 60 anos de parceria, desde a assinatura do acordo Lanari-Horikoshi. “Os jornalistas têm uma grande responsabilidade no registro da história de seu país, estado, cidade, comunidade. Nós, japoneses, acreditamos na importância desse trabalho para as futuras gerações. Foram muitas reportagens emocionantes e acho que os jurados terão dificuldade para eleger um vencedor”, destaca Kazuhiro Egawa, diretor para as Américas da NSSMC.

As matérias elegíveis para o prêmio foram veiculadas durante o ano 2017 até o último dia da inscrição em 19 de janeiro deste ano. O material foi avaliado por um júri de sete profissionais renomados no mercado mineiro da Comunicação, por critérios como qualidade editorial, criatividade, relevância para a sociedade, adequação ao briefing, entre outros.  Todo o processo foi auditado pela Walter Heuer, renomada empresa do setor, responsável por várias auditorias de premiações mineiras e nacionais.

A 1ª edição do Prêmio Nippon de Jornalismo conta ainda com o apoio do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG), da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e do Mercado Web Minas (MWM).

 

Conheça os jurados:

  • Mozahir Salomão Bruck, pós-doutor em Teoria e Ética do Jornalismo em Portugal e secretário de Comunicação da PUC Minas;
  • Madelon Piana, diretora regional da Abracom;
  • Marcelo Freitas, redator-chefe do portal de notícias BHAZ, com grande experiência como repórter nos impressos de Minas Gerais;
  • José Antônio Bicalho Leite, jornalista com 32 anos de experiência e sócio e editor do jornal O Beltrano;
  • Marcelo Sander, especialista em Marketing e Web Jornalismo e diretor do MWM;
  • Mayrink Pinto Júnior, diretor do Sistema MPA de Comunicação e presidente da Amirt;
  • Valério Fabris, jornalista com mais de 40 anos de atuação o mercado, trabalhando como  repórter, redator, correspondente, editor e diretor da Gazeta Mercantil e da Veja.