Ver tudo

Um pedacinho do Japão em Minas: Bon Odori é considerada uma festividade regional

A cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, recebe todo ano a celebração de Bon Odori – festival tradicional que inclui dança folclórica, música e comida japonesa. A festa é aberta ao público e acontece é promovida pela Associação Nipo Brasileira de Ipatinga (ANBI), no bairro Cariru.

A celebração é fruto do intercâmbio cultural entre japoneses e mineiros que juntos se uniram há seis décadas para a construção de um projeto comum: a Usiminas. Reforçando esse encontro de valores, expatriados da Nippon Steel e Sumitomo Metal (NSSMC) participam voluntariamente da montagem e estilização das estruturas para a celebração, que acontece desde a chegada dos japoneses para a construção da Usiminas, há 60 anos.

No Japão, o festival é realizado anualmente entre os meses de julho e agosto, período do verão no país. A tradição acredita que os espíritos de seus ancestrais voltam para suas casas para se reunir com sua família durante o Obon, ou simplesmente Bon. Por isso, a celebração é feita sempre depois do por do sol, já que prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. O termo Odori se refere à parte festiva que inclui a tradicional dança – embalada ao som dos tambores taiko.