Sobre o Prêmio

1º. Prêmio Nippon de Jornalismo - Uma História de Encontros

Há sessenta anos mineiros e japoneses iniciaram um projeto magnífico que visava à construção de uma usina siderúrgica no estado de Minas Gerais, graças a um acordo assinado entre os governos brasileiro e japonês.

Este projeto foi o resultado de um sonho comum, apesar das distâncias e diferenças. Um sonho que visava à construção de uma grande usina em uma terra a vinte mil quilômetros do solo japonês.

Um projeto ousado de quem apostou em acreditar e em fazer desse sonho realidade. Japoneses e mineiros fizeram parte desse projeto desde a fase de análise para definir o local da fábrica e trabalharam lado a lado, construindo a Usiminas nos últimos sessenta anos. Foi através do apoio e tecnologia japonesa, que a Usiminas aprimorou suas técnicas de produção e melhorou o nível tecnológico de seus equipamentos. E, hoje, a empresa é considerada a melhor siderúrgica de aços planos da América Latina com experiência para produzir produtos mais nobres para diversos setores, como o automotivo, por exemplo.

Isso certamente deve-se aos esforços de dois povos e culturas e muitas histórias!

E foram essas histórias que têm como pano de fundo a construção da Usiminas, e não podem ser ignoradas, que motivaram a criação do Prêmio Nippon de Jornalismo.

Nessas seis décadas inúmeros personagens testemunharam e viveram mais do que objetivos econômicos comuns. Testemunharam e viveram valores comuns. E o que isso significa? Ou por que é importante ter valores que nos orientam?

Isso significa que o que fazemos no nosso dia a dia é importante. Essas pequenas escolhas e a repetição de hábitos é o que realmente compõe os valores das pessoas e de uma empresa.

Isso significa que a forma como uma empresa constrói seu resultado é importante. É importante considerar o impacto que se tem sobre o meio ambiente, sobre a vida de seus funcionários, sobre as comunidades onde atua, sobre a sociedade, sobre o país.

É importante conciliar integridade, respeito pelas pessoas e mobilização para resultado do negócio.

E tudo o que importa tem valor para Nippon e é praticado para que todos os dias possamos construir uma empresa maior, uma cidade melhor, um estado melhor e um país que será o orgulho e a alegria de todos.

É realmente importante respeitar as diferenças para fazer a diferença. As diferenças para nós são entendidas como diferenças de pensamento, pontos de vista, habilidades técnicas. É a combinação do que cada um carrega no currículo e na alma que faz a inovação acontecer.

É importante dialogar, trocar e construir um legado. Novos processos, novas formas, mais relevância e o futuro da própria empresa.

A Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation começou a escrever sua história bem antes de os dois países estabelecerem seu relacionamento e já superou diversas dificuldades. A nossa empresa prospera por tantos anos em virtude de uma forte dedicação para melhorar a capacidade tecnológica e respeito aos seus valores.

Além de tudo isso, nossas estratégias sempre foram e continuam a ser concebidas com uma perspectiva de longo prazo. Juntos, podemos ir mais longe.

A Nippon oferece como inspiração a sua história e a história do seu povo. Mas isso não é e nunca foi o projeto de um só povo. É um projeto de todos que realmente querem o melhor para Usiminas, para Ipatinga, Cubatão e para Minas Gerais.

Especialmente um projeto que estamos sempre dispostos a construir, reconciliando diferenças e unindo forças. Por isso, contamos com os jornalistas e veículos mineiros para continuar a registrar e a celebrar essas muitas histórias de encontro e de valores. Queremos ressaltar a importância das atividades da NSSMC como uma das sócias majoritárias da Usiminas e seu papel na formação da cidade de Ipatinga/MG e no crescimento do Vale do aço. Visamos matérias e reportagens que proporcionem um melhor entendimento pela sociedade, do que representa a presença japonesa nas esferas econômicas, políticas, sociais e culturais do estado. Incentivando e prestigiando anos de atividade e crescimento, com muitas narrativas a serem escritas!


Participe e concorra a uma viagem ao Japão!

Parceiros